Rio Claro se mobiliza na luta contra as drogas

 

Os trabalhos para a criação do Conselho Municipal de Políticas sobre Álcool e outras Drogas avançam em Rio Claro. “A minuta de lei para a criação do conselho já está pronta e estamos trabalhando para que ele seja constituído em breve”, afirma Rosana Pinhatti Altimari, presidente do Fundo Social de Solidariedade, que acompanhou, na quarta-feira (25), o segundo Encontro Municipal da Rede de Ações em Álcool e Drogas.

O encontro faz parte da mobilização realizada para a montagem de uma rede para fortalecer o trabalho contra as drogas na cidade.  Mais de 30 pessoas participaram das atividades e receberam informações sobre os serviços realizados pelo município e instituições que atuam no combate às drogas em Rio Claro.

Representantes das instituições Amor Exigente e Escola da Vida ministraram palestras sobre os trabalhos desenvolvidos pelas respectivas entidades. Cristiane de Godoy Gava, coordenadora do programa de Saúde Mental, da Fundação Municipal de Saúde, falou sobre os atendimentos e estrutura dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) do município. Atualmente Rio Claro conta com o Caps Álcool e Drogas, Caps III e Caps infantil.

“Queremos trazer mais instituições para esta empreitada e aumentar o número de participantes para que o trabalho possa envolver e alcançar mais pessoas”, afirma Danilo de Almeida Kuroishi, diretor municipal da Defesa Civil.

O encontro contou com as participações do secretário de Cultura, Sérgio Desiderá, de representantes da Secretaria de Ação Social, da vereadora Maria do Carmo Guilherme, de guardas municipais do Geduc e do bispo Antonio Esteves (do Conselho dos Pastores Teólogos do Brasil e do Exterior).

Outras reuniões acontecerão em breve para que o trabalho avance em seu objetivo de consolidar um grupo de trabalho para implementar o Programa Municipal de Políticas sobre Drogas e implantar políticas públicas de acordo com a Política Nacional Sobre o Uso de Álcool e Outras Drogas.